5 dicas sobre produtividade, criatividade e organização que aprendi esta semana.

5 segundos para mudar.

Recentemente eu assisti um TEDx da Expert em Relacionamentos e Life Coach Mel Robins, e uma das coisas que ela disse e me chamou bastante a atenção. Nós não mudamos porque nos convencemos que estamos bem. E esta é uma das respostas mais mentirosas que existem, porque sempre quando nos perguntam respondemos que estamos bem, mesmo não estando. Precisamos parar de mentir pra  nós mesmos, e diante de uma constatação de mudança, você tem 5 segundos para agir a partir da ideia. Depois disso, deixamos pra lá e nos mantemos naquele conforto que estamos já há bastante tempo. Nos primeiro 5 segundos, haja. Crie a energia necessária para fazer acontecer.

Estes 5 segundos é aquele momento que você tem uma ideia ou vonatde de fazer, mas por algum motivo não age. Quer um exemplo? O efeito soneca. Seu alarme dispara, você desliga e volta a dormir.

O que Mel Robins, orienta é: assim que o relógio despertar, acorde. Pode doer nos primeiros instantes, mas você vai sobreviver e se acostumar com isso.

Num evento teve a ideia de falar com alguém durante o intervalo? Vá até lá assim que tiver o insight. Não pense, apenas crie a motivação.

creative-smartphone-notebook-typography (1)

Porque  procrastinamos?
Segundo  a engenheira, professora e Dra.Barbara Oakley, procrastinamos porque quando temos que fazer algo que não gostamos  o cérebro automaticamente busca uma forma de parar com o estímulo negativo, levando sua atenção para outro ponto, que te cause  prazer e momentaneamente ficamos felizes. Mas há solução: pesquisadores descobriram que logo após começar um trabalho  que não gostamos, esse desconforto neurológico desaparece. Pra te ajudar a concentrar durante um determinado período mas com produtividade, a Técnica Pomodoro, é super indicada. Funciona assim,  de forma bem simplificada, você marca em cronômetro 25 minutos, sem interrupções, com foco total para cumprir a tarefa necessária. Ao final deste 25 min, você para 5 min e relaxa o cérebro, com uma xícara de café, uma conversa ou  acesso nas redes sociais. É como circuito de exercícios intensos seguido de um relaxamento, só que para o cérebro.
O sono é importante.
Durante o sono, de acordo com a Dra. Bárbara, as células do cérebro se comprimem facilitando assim  que o fluído possa se locomover e limpar as toxinas  produzidas no cérebro. Isso ajuda com que tudo que você aprendeu durante o dia ou exatamente antes dormir se condensa em blocos de aprendizagem. Temos chances de assimilar melhor o que aprendemos revisarmos antes de dormir e se sonharmos com o que estamos estudando, aumenta  capacidade de compreender. Durante o sono, parece que  o  cérebro organiza as ideias, e os conceitos da aprendizagem. Dormir não é para os fracos, é para quem deseja ter sua saúde em dia e o conhecimento morando na memória de longo prazo.

 Precisamos de coração = coragem + ação.

No workshop Incendeie seu Gênio Criativo, tivemos acesso a vários insights bem interessantes sobre como desenvolver sua criatividade. E uma destas coisas foi o coraçã0. Na verdade ela falou que você precisa de coragem + ação= coração( eu fiz este joguinho de letras e achei que veio a calhar). Segundo a Bia, uma ideia criativa sem ação não ganha vida. Mesmo com medo, dê pequenos passos diariamente, mas faça algo para que sua ideia criativa saia do papel. Ah! E coloque coração no seu caminho e  busca( além de amor, coragem e ação).
pexels-photo-52910.jpeg
Criatividade não é uma força sobrenatural que atinge poucos.
Murilo Gun sempre fala que não existe criatividade e sim combinatividade ou seja uma combinação de tudo que você aprende, lê, observa, estuda, anota, cria, treina e por aí vai.
Bia Lombardi, diz que criatividade não é uma força sobrenatural que ora dentro de pessoas especiais. O gênio criativo existe dentro de todo mundo, você só precisa alimentar e lascar fogo neste gênio.
Cerque-se de inspirações, esvazie a mente  e anote tudo que puder sem julgamento. Faça uma curadoria dos pensamentos e não invente a roda. Aproveite o que já foi feito, aprenda, continue alimentando seu gênio criativo e mais uma vez coragem+ação = coração.
E mais:
-Leia tudo que puder e quiser – esta leitura pode ser técnica ou por prazer.
-Tenha  board de inspirações no Pinterest ou um quadro físico na sua parede.
-Tenha em mãos algo para anotar sempre : um caderninho ou um app, no meu caso uso o Evernote.
-Geralmente as soluções chegam num momento de repouso neural(  pensamento Difuso) então, as melhores ideias podem vir durante o banho, durante aquele soninho da manhã ou naquele tempinho que está lavando a louça. Corra para anotar assim que puder, porque elas ainda estão na memória de curto prazo e você pode acabar esquecendo alguma ideia.
Até mais!

Joyce Coeli

Assistente pessoal remoto

social joycecoeliassistentepessoal

instagram joycecoeliassistentepessoal

icon-3468 falecom@joycecoeli.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s